Um Presépio Reciclado

O dia 9 de dezembro de 2015 foi um dia especial no pólo II do CSPA porque, pela primeira vez, foi montado um Presépio no exterior da instituição para que possa ser partilhado com a comunidade.

 

O nosso Presépio de Natal foi elaborado pelos utentes do ATL e do Centro Comunitário, a partir da reutilização e reciclagem de vários materiais e nele estão representadas as figuras da Sagrada Família:

 

  • A Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo) com o menino ao colo;
  • O Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)
  • E S. José (pai de Jesus Cristo)

 

Diversas fontes históricas referem que, o primeiro Presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta de Greccio (Itália), onde construiu um Presépio em argila e para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas simples, camponeses, que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.

 

No século XVIII, a tradição de montar o Presépio, dentro das casas das famílias, popularizou-se pela Europa e logo em seguida, por outras regiões do mundo.

 

Nesta época natalícia podemos ver Presépios de várias cores, uns minúsculos e outros em tamanho real cujas peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. Todavia, a devoção ao Presépio serve para lembrar que Jesus  escolheu um ambiente pobre e simples para nascer.

 

O ensinamento que se pode tirar desse facto é o valor da simplicidade, do amor e da fé.

 

Esta é a mensagem que pretendemos transmitir aos nossos utentes e à comunidade em geral, ao colocar o nosso Presépio no exterior da instituição e também lembrar aos pais que a partir das suas personagens podem contar a história do nascimento de Jesus aos seus filhos.